select language

Apresentação

Somos criadores de Cão de Água Português ou Cão d'Água Português. Cães de companhia e não causam alergias. Breeders portuguese water dog, porties, good for allergies, dogs company.

Water Dog puppy's - we have experience in shipping to all countries from Lisbon - Portugal.

A Raça Cão de água Português


O Cão de Água Português ou Cão d'Água Português  é uma raça de cães criada originária do Algarve, em Portugal. Estes animais foram empregados como cães de trabalho por pescadores desde tempos imemoriais, mas no século XX tornaram-se uma raça rara.


História 


As origens da raça são antigas mas obscuras. Uma provável referência ao cão de água é um texto de um monge, que em 1297 descreveu um salvamento de um marinheiro por um cão com "o pêlo comprido e preto, tosquiado até à primeira costela, e com um tufo na ponta da cauda", um padrão de tosquia comum nos cães de água. Uma gravura do início do século XIX, que retrata a chegada do rei de Portugal D. Miguel à praia de Belém, mostra um cão de água nadando em direcção ao barco do rei.

Originalmente o cão de água - excelente nadador - foi utilizado pelos pescadores portugueses como ajudante nos barcos, guiando cardumes de peixes às redes, recuperando objectos caídos na água, levando mensagens entre barcos e entre a terra e o mar e outras actividades variadas.

Em 1981, chegou a estar registado no Livro do Guinness como a raça de cães mais rara do mundo[5]. Salvo da extinção pelo trabalho dedicado de alguns criadores, dos quais são de destacar o Dr. António Cabral e Dra. Carla Molinari, que, a partir dos anos setenta, preservaram a raça com grande esforço e determinação, assim como o trabalho da associação da raça, a Associação para a Protecção do Cão de Água Português – APCAP, o Cão de Água tornou-se um excelente cão de família.


Recentemente, a raça ganhou publicidade inesperada após a família do presidente dos EUA, Barack Obama, ser presenteada pelo falecido senador Edward Kennedy (Ted), com um cão de água português como mascote. O cachorro, chamado Bo, foi apresentado ao público a 14 de abril de 2009.



Caracteristicas


O cão d'água português é um Animal de inteligência excepcional, compreende e obedece facilmente com prazer a todas as ordens do seu dono.

É impetuoso, voluntarioso, corajoso, sóbrio e resistente à fadiga. A sua expressão é severa e o seu olhar penetrante; possui uma excelente visão e olfacto.

Nadador e mergulhador excelente e resistente, é companheiro inseparável de pescadores aos quais presta inúmeros serviços não só na pesca, mas também como guarda e defensor dos seus barcos e dos seus bens.

É uma raça de tamanho mediano, de constituição forte e compacta e musculatura bem desenvolvida. Os machos tem uma altura ideal de 54 cm, enquanto as fêmeas medem cerca de 46 cm. Os pesos variam entre 19 a 25 kg nos machos e 16 e 22 kg nas fêmeas.

Há dois tipos de pelagem: longo e ondulado, com pêlo mais brilhante, e curto e encarapinhado, de pêlo mais opaco. Não possui subpêlo. A pelagem pode ser totalmente negra, branca ou castanha, ou negra ou castanha com manchas brancas. A tosquia típica é feita no focinho e na parte posterior do corpo, deixando uma bola de pêlo na ponta da cauda, o que lhe dá uma aparência de leão.



Fontes (dez2016):

Sem comentários:

Enviar um comentário